Mãe de criança falecida por dengue se torna a primeira pessoa a receber vacina em MS: ‘Apelo para que vacinem nossos filhos’

Compartilhe:
Mãe de criança falecida por dengue se torna a primeira pessoa a receber vacina em MS: ‘Apelo para que vacinem nossos filhos’
Dourados, uma cidade no Mato Grosso do Sul, tornou-se pioneira ao iniciar uma campanha de vacinação em massa contra a dengue. Todos os moradores aptos, com idade entre 4 e 59 anos, terão a oportunidade de se imunizar contra a doença.
A primeira pessoa a receber a vacina foi uma mãe que perdeu seu filho para a dengue. Ela decidiu participar do projeto como voluntária, na esperança de evitar que outras famílias passem pelo mesmo sofrimento.
O número de casos de dengue atingiu níveis recordes no Brasil e no mundo em 2023, e espera-se que continue a crescer este ano. Com o objetivo de testar a eficácia da imunização em massa, um fabricante de vacinas escolheu Dourados como local para seu projeto.
A vacina que está sendo administrada aos moradores de Dourados é feita pelo laboratório japonês Takeda e já foi aprovada pela Anvisa. É aplicada em duas doses e tem uma eficácia comprovada de 80,2% contra a dengue após 12 meses da segunda dose. Além disso, a vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.
A mãe que recebeu a primeira dose da vacina pede para que todos se conscientizem sobre a importância da imunização, especialmente para proteger as crianças. Ela já iniciou uma campanha entre seus amigos e até entrou em contato com o treinador de futebol de seu filho, pedindo para que vacinem suas crianças.
Essa iniciativa em Dourados pode servir como exemplo para outras cidades e países no combate à dengue.