Melhoria dos Rios Pinheiros e Tietê por meio de projetos de saneamento beneficia tanto comunidades quanto meio ambiente em São Paulo

Compartilhe:
Melhoria dos Rios Pinheiros e Tietê por meio de projetos de saneamento beneficia tanto comunidades quanto meio ambiente em São Paulo
A empresa de saneamento realizou um investimento significativo de R$ 1,7 bilhão para conectar cerca de 650 mil imóveis à rede de esgoto. Com isso, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas experimentaram melhorias na saúde e qualidade de vida. Além disso, as condições do rio e de seus afluentes também foram aprimoradas, beneficiando um total de 3,3 milhões de cidadãos na região da bacia do Rio Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra.
Uma estratégia inovadora utilizada no projeto foram as Unidades Recuperadoras da Qualidade da Água de Córregos (URs). Foram implantadas cinco dessas estruturas para tratar o esgoto remanescente nos afluentes, provenientes de áreas de ocupação irregular mais densas, onde a instalação de sistemas de coleta de esgoto é inviável.
Uma diferença importante é que as obras foram contratadas na modalidade de performance, sendo a remuneração baseada no desempenho, considerando o alcance das metas de quantidade de imóveis conectados ao sistema de tratamento de esgotos e da qualidade da água do córrego na região das intervenções.
A Sabesp também se empenhou em engajar a sociedade, conscientizando sobre a importância do programa para o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades. O resultado foi o benefício de mais de 1,5 milhão de residências com o projeto IntegraTietê, que busca gerenciar conjuntamente o maior rio do Estado de São Paulo, implementando diversas medidas de curto, médio e longo prazo, como expansão da rede de saneamento básico, desassoreamento, melhorias no monitoramento da qualidade da água e recuperação da fauna e flora.
Como parte desse programa, a Sabesp será responsável pela ampliação das estações de tratamento de esgoto (ETEs) na Região Metropolitana de São Paulo. Até 2026, mais de 1,5 milhão de novas residências serão beneficiadas pelo investimento na ampliação das redes de coleta e tratamento de esgoto.
Essas iniciativas, como o projeto Novo Rio Pinheiros e o IntegraTietê, têm proporcionado mais qualidade de vida para toda a população da região. Para saber mais sobre os projetos da Sabesp, acesse o site da empresa.