Notícias | Melhoria tecnológica possibilita aumento significativo na autonomia das baterias de veículos elétricos

| Melhoria tecnológica possibilita aumento significativo na autonomia das baterias de veículos elétricos |

Melhoria tecnológica possibilita aumento significativo na autonomia das baterias de veículos elétricos


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Melhoria tecnológica possibilita aumento significativo na autonomia das baterias de veículos elétricos

Recentemente, foi divulgado que a nova tecnologia de baterias sólidas promete revolucionar a indústria de carros elétricos. Essas baterias poderão triplicar a autonomia dos veículos, atingindo até 1.500 quilômetros e aumentar a durabilidade para 10 mil ciclos de carga e descarga.

Além disso, a recarga dos carros elétricos equipados com baterias sólidas poderá ser feita em apenas oito minutos, uma redução significativa em relação ao tempo de recarga atual. No entanto, apesar das expectativas positivas, a disponibilidade comercial dessa tecnologia ainda deve demorar, sendo prevista somente após 2027 de acordo com projeções otimistas.

Um dos desafios para a adoção em escala dessa inovação é o custo de produção, que atualmente pode ser um obstáculo para sua implementação em larga escala. Por outro lado, as baterias sólidas apresentam uma vida útil estimada de até 18 anos, sendo consideradas mais duráveis e seguras do que as atuais baterias de íon-lítio.

Em termos de adoção de veículos elétricos, a Noruega se destaca como o país líder, com 88% das vendas de veículos em 2022 sendo elétricos ou híbridos. Contrastando com a liderança norueguesa, outros países como China, Europa e Estados Unidos têm índices menores de adoção, com 29%, 21% e 8% respectivamente. No Brasil, a presença de veículos elétricos ou híbridos ainda é muito baixa, representando somente 1% das vendas de veículos em 2022, principalmente devido à falta de infraestrutura e extensão territorial do país.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes