Notícias | Ministro da Justiça solicita apuração de possível utilização de programa de vigilância no estado do Paraná

| Ministro da Justiça solicita apuração de possível utilização de programa de vigilância no estado do Paraná |

Ministro da Justiça solicita apuração de possível utilização de programa de vigilância no estado do Paraná


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Ministro da Justiça solicita apuração de possível utilização de programa de vigilância no estado do Paraná

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, solicitou à Polícia Federal (PF) uma investigação sobre o possível uso político de um sistema de inteligência contratado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), conhecido como “software espião”.

De acordo com o Portal da Transparência do governo estadual, o sistema foi contratado para fornecer equipamentos e licenças de uso com o objetivo de varrer, detectar, identificar, bloquear seletivamente, localizar em tempo real e extrair remotamente e instantaneamente o conteúdo de dispositivos celulares móveis.

O pedido de investigação foi encaminhado à PF pelo deputado estadual Requião Filho, líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O ofício encaminhado pelo Ministro da Justiça solicita as medidas investigativas cabíveis.

Até o momento, não há informações sobre se o requerimento foi recebido pela PF e se uma investigação foi aberta.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) arquivou uma investigação sobre o assunto. O deputado Requião Filho considerou “estranha” a criação da Diretoria de Inteligência subordinada à Controladoria Geral do Estado, uma vez que os trabalhos de inteligência do estado sempre estiveram sob responsabilidade da Sesp.

A suposta atuação ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entre 2019 e 2021 está sendo investigada pela PF, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. No entanto, o MP-PR afirmou não encontrar irregularidades na atuação do diretor de Inteligência da CGE, Mehdi Mouazen.

Vídeos relacionados ao assunto podem ser encontrados na plataforma de vídeos.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes