Moraes se posiciona a favor da condenação de mais 15 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Compartilhe:
Moraes se posiciona a favor da condenação de mais 15 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou para condenar 15 acusados de atos golpistas ocorridos em janeiro. As penas propostas variam de 14 a 17 anos de prisão. O julgamento ocorre de forma individual no plenário virtual do STF, com prazo para votações até 20 de fevereiro. Os réus foram denunciados pela PGR por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.
O PSOL buscou o STF contra o senador Hamilton Mourão. A maioria dos ministros considerou que ocorreu uma clara intenção de tomar o poder por meio ilegal e violento para derrubar um governo democrático. A Corte também afirmou que os ataques caracterizaram um “crime de multidão”, em que um grupo influencia a conduta do outro, resultando em responsabilidade compartilhada. Até agora, o STF já condenou 59 acusados por crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Nesta sexta-feira, o STF deve concluir o julgamento de mais 12 réus. Moraes defendeu penas de 12 a 17 anos de prisão para eles, e outros ministros também votaram pela condenação, porém com penas menores.