Notícias | Música e devoção: Tradição da Folia de Reis é preservada por grupo de Santa Bárbara d’Oeste; descubra seus símbolos.

| Música e devoção: Tradição da Folia de Reis é preservada por grupo de Santa Bárbara d’Oeste; descubra seus símbolos. |

Música e devoção: Tradição da Folia de Reis é preservada por grupo de Santa Bárbara d’Oeste; descubra seus símbolos.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Música e devoção: Tradição da Folia de Reis é preservada por grupo de Santa Bárbara d’Oeste; descubra seus símbolos.

Na tradição bíblica, a visita dos Reis Magos ao recém-nascido Jesus é comemorada na Folia de Reis, que ocorre todo dia 6 de janeiro. Em Santa Bárbara d’Oeste, a Companhia Estrela de Belém mantém viva essa tradição, percorrendo casas da cidade e cantando versos sobre o nascimento do Menino Jesus. No mesmo dia, é comum desmontar as decorações natalinas.

A Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a visita dos Reis Magos. O grupo percorre as ruas em busca de oferendas e recebe acolhida dos moradores. Famílias como a de Dalvina Brolezi Batalhão participam dessa manifestação, recebendo o grupo em suas casas e entoando canções.

A tradição da Folia de Reis tem origem portuguesa e foi trazida para o Brasil no século 18. Na Europa, tinha caráter de entretenimento, enquanto no Brasil se tornou mais religiosa. Durante a Folia de Reis, o grupo liderado pelo capitão carrega uma bandeira ornamentada com figuras que representam o Menino Jesus, e as cores das fitas têm seu próprio simbolismo.

O palhaço é uma figura importante na tradição da Folia de Reis, representando os soldados de Herodes e abrindo passagem para o grupo. Os demais participantes tocam instrumentos e cantam versos improvisados em agradecimento pelas boas-vindas nas casas por onde passam.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes