Notícias | Novas regras para o cartão de crédito rotativo: limite de juros ao atrasar fatura igual ao valor original; saiba mais

| Novas regras para o cartão de crédito rotativo: limite de juros ao atrasar fatura igual ao valor original; saiba mais |

Novas regras para o cartão de crédito rotativo: limite de juros ao atrasar fatura igual ao valor original; saiba mais


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Novas regras para o cartão de crédito rotativo: limite de juros ao atrasar fatura igual ao valor original; saiba mais

Uma importante mudança nas regras dos cartões de crédito envolveu o estabelecimento de um limite máximo para os juros cobrados pelos bancos. Agora, o valor total a ser pago pelo cliente, incluindo juros e encargos, não pode ultrapassar o dobro da dívida original. É válido ressaltar que o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) não entra nesse cálculo e a regulamentação se aplica a débitos feitos a partir de janeiro.

O chamado rotativo do cartão de crédito é uma opção automática acionada quando o cliente não paga o valor total da fatura até o vencimento. Essa modalidade possui os juros mais altos do país, alcançando 431,6% ao ano em outubro. Assim, é recomendado pagar a fatura integralmente todos os meses para evitar esses altos custos.

Inicialmente, houve uma proposta para que as emissoras de cartões apresentassem um limite para os juros no prazo de 90 dias. Como não houve consenso nesse período, entrou em vigor a norma que limita os juros ao valor original da dívida.

Se o cliente não paga o valor total da fatura do cartão, ele poderá entrar no rotativo, sujeitando-se aos juros da modalidade até a próxima fatura. Caso opte pelo parcelamento, deve fazê-lo dentro do prazo estabelecido pelo Banco Central, que limita o uso do rotativo a cerca de 30 dias.

Os juros elevados no rotativo se justificam pela facilidade de uso e alta inadimplência. Essa modalidade é considerada emergencial e não possui garantia, o que aumenta o risco para o banco, refletindo nas taxas cobradas.

Uma novidade que entrará em vigor é a portabilidade gratuita da dívida do cartão de crédito. A partir de julho, os clientes poderão buscar instituições financeiras com condições de pagamento mais vantajosas e solicitar uma proposta. A instituição original tem direito a fazer uma contraproposta, desde que siga algumas regras estabelecidas.

Quando falamos em comparar custos, é importante que a portabilidade do crédito seja realizada sem custos adicionais. Essa facilidade garante que o proponente possa mudar de instituição financeira, se necessário, sem arcar com taxas extras.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes