Notícias | Novos chefes das polícias em Pernambuco para o Carnaval sem câmeras de segurança

| Novos chefes das polícias em Pernambuco para o Carnaval sem câmeras de segurança |

Novos chefes das polícias em Pernambuco para o Carnaval sem câmeras de segurança


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Novos chefes das polícias em Pernambuco para o Carnaval sem câmeras de segurança

Duas autoridades da Polícia Militar e Polícia Civil foram exoneradas de seus cargos, sendo substituídas por novos chefes. A deputada Gleide Ângelo, que também é delegada, criticou a falta de planejamento do governo nas mudanças de comando e na questão das câmeras de monitoramento. Ela apontou que a falta de efetividade do plano de segurança e a desconexão entre os comandantes são preocupantes, pois não há integração e coordenação adequadas. A deputada ainda ressaltou a importância das câmeras de segurança como meio de inibição de crimes, afirmando que a desativação dos equipamentos pode aumentar a sensação de insegurança na população.

A especialista Ana Paula Portella, socióloga e pesquisadora na área de segurança pública, considerou a troca de comandantes próximos ao carnaval como desastrosa e indicativa de inexperiência no tratamento do evento. Ela destacou a importância das câmeras de monitoramento em eventos de massa, como o carnaval, para a prevenção de crimes e garantia da segurança da população. Portella expressou preocupação com a segurança em cidades como Olinda, enfatizando que a medida de troca de comando das polícias pode transmitir uma sensação de fragilidade institucional e afrouxamento das políticas de segurança.

Um especialista em segurança elogiou as medidas de sucesso já existentes para garantir a segurança durante o carnaval e questionou a necessidade de substituir os comandantes das polícias. Também foi apontada a importância de ações imediatas e eficazes para lidar com o aumento de tiroteios, como o controle e recolhimento de armas ilegais.

Recentemente, o desligamento das câmeras de segurança nas ruas pegou todos de surpresa, inclusive o Tribunal de Contas do Estado, que exigiu explicações do governo. A gestão alegou que a interrupção ocorreu devido a uma auditoria específica que determinou uma nova licitação, já que o contrato anterior estava vencido há três anos.

O governo planeja implementar drones, aeronaves de segurança e tecnologias de observação em tempo real durante o carnaval, visando replicar o sucesso das operações de segurança do Réveillon de 2024. De acordo com o governo, as antigas câmeras estavam obsoletas e inativas devido à falta de contrato regular.

Além disso, desde outubro de 2023, o governo tem se reunido com representantes municipais, blocos carnavalescos e órgãos parceiros para garantir a segurança dos cidadãos e visitantes. Questionado sobre a substituição dos comandantes das polícias, o governo não respondeu até o momento.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes