Notícias | O declínio dos filmes de super-heróis em 2023: uma crise temporária ou um novo começo?

| O declínio dos filmes de super-heróis em 2023: uma crise temporária ou um novo começo? |

O declínio dos filmes de super-heróis em 2023: uma crise temporária ou um novo começo?


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



O declínio dos filmes de super-heróis em 2023: uma crise temporária ou um novo começo?

O ano de 2023 foi marcado por uma série de fracassos no gênero de filmes de super-heróis, com baixas arrecadações em todo o mundo. Até mesmo séries de heróis receberam duras críticas, expondo uma discrepância entre o público e as adaptações da Marvel e da Warner, os dois maiores estúdios por trás das grandes editoras de quadrinhos americanas.

Mas o que levou a um ano tão ruim para um gênero que já havia alcançado a marca de bilhões de dólares? Será que a baixa qualidade dos filmes é a única explicação? Existe esperança para o futuro?

Uma possível explicação é a fadiga do público, que diminuiu consideravelmente sua tolerância para filmes fracos ou medianos no gênero desde a pandemia. Tanto a Marvel quanto a Warner lançaram várias produções de baixa qualidade desde o aumento da popularidade do gênero, e poucas vezes o público reagiu de forma tão negativa. Em termos de qualidade média, os filmes de 2023 não são piores do que os dois últimos, mas o fato de tantos filmes ruins terem sido lançados no mesmo ano teve um impacto significativo.

A Marvel acabou se tornando refém de seu MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) e arrastou a concorrente junto. A expansão forçada da Marvel para o streaming da Disney com várias séries ao longo do ano fez com que acompanhar as novas aventuras dos heróis se tornasse uma tarefa árdua. Foi necessário assistir a várias séries para entender as histórias básicas dos filmes, sem contar os outros 33 filmes já lançados pela editora. Quando a diversão se transforma em uma obrigação, não é surpresa que os fãs exijam o mesmo nível de dedicação dos estúdios.

Além disso, tanto a Marvel quanto a Warner enfrentaram problemas nos bastidores em 2023. A Marvel depositou suas esperanças em um novo ator, Jonathan Majors, anunciado como o grande vilão da próxima fase do MCU. No entanto, a instabilidade do ator possivelmente prejudicou o projeto em sua totalidade. Ambas as editoras também enfrentaram greves de atores e roteiristas, o que impediu o uso dos protagonistas em entrevistas e ações de marketing antes dos lançamentos dos filmes “Besouro Azul” e “As Marvels”.

Embora não haja uma esperança imediata, filmes como “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” mostram que o gênero de super-heróis ainda tem potencial, e que a qualidade continua sendo um fator importante para atrair o público.

Um dos filmes mais aguardados do ano promete levar o Oscar e trazer esperança para a Sony em relação aos direitos do Homem-Aranha. Porém, o estúdio também tem algumas produções questionáveis em seus planos. Já a DC espera grandes coisas de James Gunn, que deixou a Marvel para dirigir o próximo filme dos Guardiões da Galáxia. Enquanto isso, a Marvel está reorganizando sua estratégia após a saída de Kevin Feige e pode trazer de volta alguns heróis populares.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes