O mês de dezembro de 2023 registrou uma parcela significativa de óbitos por Covid-19 na Paraíba, correspondendo a pelo menos 25% do total.
Compartilhe:
O mês de dezembro de 2023 registrou uma parcela significativa de óbitos por Covid-19 na Paraíba, correspondendo a pelo menos 25% do total.
No mês de dezembro do ano passado, a Paraíba registrou um aumento significativo no número de mortes relacionadas à Covid-19. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), pelo menos 25% de todas as mortes causadas pela doença em 2023 ocorreram neste período.
No total, foram confirmadas 16 mortes no último mês do ano e outras 11 estão sendo investigadas. Esses óbitos foram registrados em nove cidades diferentes do estado, sendo a maioria em João Pessoa, com seis mortes, seguida por Campina Grande com duas mortes. Alagoa Grande, Cabedelo, Piancó, Queimadas, São Francisco, Tacima e Triunfo tiveram uma morte cada.
As vítimas da Covid-19 apresentavam diversos quadros de doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão, cardiopatia e obesidade, entre outros fatores de risco. A idade das vítimas variou de 19 a 91 anos.
Em relação à vacinação, apenas três das 16 pessoas que faleceram não foram vacinadas. Das demais, 10 já tinham recebido três doses do imunizante e duas estavam com o esquema de vacinação incompleto.
O mês de dezembro também registrou o maior número de casos confirmados de Covid-19 no ano na Paraíba. Foram 3.594 casos, sendo a maioria considerada leve. O número de internações também aumentou, com 82 pessoas atualmente internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19, o maior valor desde junho.
Onze mortes ainda estão em investigação e ocorreram em pessoas com mais de 30 anos, residentes em João Pessoa, Baía da Traição, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Pirpirituba, Santa Rita, São José dos Ramos e Sapé.
Por fim, é importante destacar que o boletim epidemiológico não identificou a presença de novas variantes de Covid-19 na Paraíba.