Notícias | “O motivo por trás da coloração marrom das águas do litoral gaúcho: entenda o fenômeno do ‘Chocolatão'”

| “O motivo por trás da coloração marrom das águas do litoral gaúcho: entenda o fenômeno do ‘Chocolatão'” |

“O motivo por trás da coloração marrom das águas do litoral gaúcho: entenda o fenômeno do ‘Chocolatão'”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“O motivo por trás da coloração marrom das águas do litoral gaúcho: entenda o fenômeno do ‘Chocolatão'”

No litoral norte do Rio Grande do Sul, uma curiosa cor de chocolate toma conta do mar, deixando os veranistas intrigados. A causa desse fenômeno está na grande quantidade de algas presentes na região, que são amadas pelos animais marinhos, mas nem tanto pelo público na praia.

Mas não há motivo para preocupação, pois não há riscos para a saúde. Essa cor do mar não está relacionada a esgoto ou qualquer outro fator prejudicial. É apenas uma questão estética, como mergulhar em um banho de lama algal, sem benefícios ou malefícios para o corpo.

Segundo o pesquisador do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), a cor do mar ocorre devido à presença de uma alga chamada asteodelopolis, que se desenvolve nas águas do litoral do Rio Grande do Sul devido à quantidade de nutrientes presentes nos estuários da região.

Essa alga é exclusiva do estado e possui uma estratégia de vida interessante. Ela é mais pesada e se forma no fundo do mar, mas consegue subir e ficar por cima da espuma das ondas, resultando na coloração característica de chocolate.

A alga possui uma camada de açúcares em sua superfície, o que permite que ela se agarre às bolhas de espuma e permaneça na superfície para realizar a fotossíntese. Essa estratégia garante que a alga consiga sobreviver e se reproduzir na região litorânea gaúcha.

Não é possível prever com certeza quando o mar ficará com essa coloração, mas há uma correlação com a passagem de frentes frias e o movimento da água. No entanto, o único impacto desse fenômeno é estético, não apresentando riscos à saúde.

Algumas pessoas preferem não entrar na água quando o mar está nesse estado, pois a sensação de limpeza é diminuída. No entanto, outros aproveitam a peculiaridade e alegria das praias do Rio Grande do Sul, curtindo o momento com entusiasmo.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes