Os especialistas opinam sobre os efeitos negativos de comer tarde da noite na saúde
Compartilhe:
Os especialistas opinam sobre os efeitos negativos de comer tarde da noite na saúde
Especialistas alertam que fazer refeições noturnas regularmente, especialmente pouco antes de dormir, pode ter consequências indesejadas para a saúde. Estudos mostram que jantar até três horas antes de dormir pode piorar sintomas de azia ou refluxo ácido, além de afetar a qualidade do sono. Pesquisas também mostram que comer tarde da noite está associado ao aumento do peso corporal e problemas de saúde metabólica.
Um estudo realizado com adultos americanos de meia-idade e mais velhos descobriu que aqueles que consumiam cerca de 100 calorias ou mais duas horas antes de dormir tinham uma maior probabilidade de estar acima do peso. Resultados semelhantes foram observados em estudos realizados na Suécia e no Japão.
Para controlar a alimentação noturna, é recomendado evitar comer a última refeição do dia até três a quatro horas antes do horário habitual de dormir. Caso seja inevitável comer tarde da noite devido a turnos de trabalho não convencionais, é sugerido optar por refeições ou lanches menores e mais nutritivos, evitando alimentos gordurosos ou com açúcares adicionados.
De acordo com especialistas, realizar a alimentação tarde da noite vai contra o nosso relógio biológico e o ciclo circadiano, interferindo no funcionamento dos hormônios. O ideal é esperar pelo menos duas horas antes de dormir para se alimentar. Se for necessário comer tarde da noite, é aconselhável dar preferência a proteínas e fibras, evitando carboidratos.