Notícias | Os perigos da má higienização e do excesso de tempero em saladas – Entenda por que não todas as saladas são benéficas para a saúde.

| Os perigos da má higienização e do excesso de tempero em saladas – Entenda por que não todas as saladas são benéficas para a saúde. |

Os perigos da má higienização e do excesso de tempero em saladas – Entenda por que não todas as saladas são benéficas para a saúde.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Os perigos da má higienização e do excesso de tempero em saladas – Entenda por que não todas as saladas são benéficas para a saúde.

O consumo de salada tem aumentado no Brasil nos últimos anos, de acordo com uma pesquisa do IBGE. No entanto, é importante tomar cuidado com a higiene dos vegetais crus, pois eles podem causar problemas de saúde se não forem bem limpos.

A salada é rica em fibras, o que ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Ela é considerada um alimento in natura, ou seja, minimamente processado, e é responsável por quase metade das calorias consumidas nos lares brasileiros.

Optar por comer a salada antes do prato principal ajuda na digestão e evita excessos na alimentação.

A higienização é fundamental ao consumir saladas, inclusive aquelas pré-higienizadas. Mesmo nessas opções, é importante lavar os vegetais. O consumo de saladas mal higienizadas pode causar doenças como gastroenterite, diarreia e vômito, além de formas mais graves dessas doenças.

O vinagre não é eficiente para higienizar totalmente a salada, ele ajuda apenas na remoção de sujeiras superficiais. O ideal é utilizar hipoclorito de sódio diluído em água para desinfectar os vegetais. É recomendado deixar as hortaliças de molho nessa solução por 15 a 20 minutos e depois lavá-las em água corrente.

É importante certificar-se de que o hipoclorito utilizado é próprio para a higienização de alimentos.

O excesso de sal é prejudicial quando consumido em legumes e verduras, mas o uso moderado de temperos vegetais na salada não faz mal.

Quantidade de condimentos: um olhar sobre os benefícios e os perigos.

O consumo excessivo de sal pode trazer problemas de saúde como hipertensão, risco de infarto, AVC e insuficiência renal, de acordo com o presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Durval Ribas Filho. Por outro lado, investir em temperos como o azeite de oliva pode ser uma opção mais saudável.

O azeite de oliva, assim como outros óleos vegetais, pode ajudar na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, presentes em verduras e legumes. Consumir esses alimentos juntamente com óleo vegetal aumenta a assimilação desses nutrientes pelo organismo, explica Durval Ribas Filho.

Entre as preocupações relacionadas ao preparo de alimentos, surge a dúvida sobre lavar ou não lavar o arroz. Já em relação ao feijão, será que ele realmente causa indigestão?






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes