Participantes indígenas do Salgueiro desembarcam no Rio de Janeiro

Compartilhe:
Participantes indígenas do Salgueiro desembarcam no Rio de Janeiro
Um grupo de nove indígenas das etnias Yanomami e Iêcuana chegou ao Rio de Janeiro para participar do desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. O enredo deste ano, chamado “Hutukara”, aborda questões como o aquecimento global, desmatamento e outros impactos do homem na vida dos indígenas.
O grupo, que inclui o líder indígena Davi Kopenawa, saiu de Roraima e fez uma conexão em Recife antes de chegar ao Rio de Janeiro. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional do Galeão e irão desfilar na madrugada de domingo para segunda-feira.
O enredo “Hutukara”, que significa “o céu original a partir do qual se formou a terra” na língua Yanomami, busca destacar a mitologia dessa etnia e também chamar a atenção para a defesa da Amazônia.
A Acadêmicos do Salgueiro entrará na avenida entre 0h e 0h20 e pretende levantar a bandeira da preservação da Amazônia, além de abordar os problemas gerados pelo aquecimento global e pelo desmatamento na vida dos indígenas.
A participação desses indígenas no desfile mostra o reconhecimento da importância das questões ambientais e da preservação da cultura indígena na sociedade brasileira.