Pesquisadores encontram seis espécies de tubarões em perigo de extinção no Litoral Norte de São Paulo após quase uma década de estudo

Compartilhe:
Pesquisadores encontram seis espécies de tubarões em perigo de extinção no Litoral Norte de São Paulo após quase uma década de estudo
Navegando a 40 Km do litoral norte de São Paulo, você encontrará a Ilha de Alcatrazes, um refúgio para a vida selvagem em São Sebastião. A ilha faz parte de um arquipélago de mesmo nome e desempenha um papel importante na reprodução e alimentação de várias espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção.
A partir de 2016, a área de proteção do arquipélago foi expandida para cerca de 700 km². A pesca é proibida e as visitas requerem autorização do ICMBio. Essas medidas de controle têm mostrado resultados positivos na preservação da natureza.
Um trabalho coordenado por professores e alunos de universidades públicas de São Paulo tem registrado o aparecimento de espécies de tubarões no mar de Alcatrazes nos últimos anos. Essas descobertas são fruto de estudos e do uso de tecnologia subaquática, como uma estrutura com câmeras e iscas para atrair os animais.
O monitoramento é realizado em 36 pontos da área de refúgio de Alcatrazes. Os resultados têm sido animadores, já que há registros frequentes da presença dos tubarões tanto nas avistagens superficiais realizadas por pessoas, quanto nas filmagens subaquáticas.
A presença de predadores marinhos como os tubarões indica a saúde dos oceanos. Portanto, a expansão da área protegida e os esforços de fiscalização têm sido importantes para a recuperação dessas populações de tubarões e o bom estado do ambiente marinho.