Piauí pode vivenciar seu período chuvoso mais quente apesar das fortes chuvas

Compartilhe:
Piauí pode vivenciar seu período chuvoso mais quente apesar das fortes chuvas
As chuvas no início do ano no Piauí serão massivas, mas irregulares, devido ao fenômeno climático El Niño. Segundo a meteorologia, o período chuvoso de 2023 será o mais quente da história registrada. O climatologista Werton Costa explica que as altas temperaturas são causadas pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Embora as chuvas sejam abundantes, o El Niño pode afetar negativamente, trazendo altas temperaturas que podem trazer consequências sérias.
De acordo com Werton Costa, o período chuvoso no Piauí terá grandes volumes de chuva, ventos fortes e muitos raios, principalmente na região Sul. No entanto, o fenômeno El Niño afetará todo o estado durante os primeiros três dias de janeiro. O climatologista tranquiliza, dizendo que a chuva será benéfica para o solo e os reservatórios, mesmo com o calor intenso.
A previsão é de chuvas irregulares durante todo o mês de janeiro no Piauí. O El Niño, que deve durar pelo menos até abril de 2024, terá impactos no estado. Haverá aumento da temperatura, diminuição da umidade e o fenômeno atingirá seu pico no primeiro semestre deste ano. Segundo a climatologista Sara Cardoso, as previsões indicam temperaturas acima da média para o trimestre, que geralmente tem uma temperatura mais amena.