Notícias | Prefeitura planeja instalar novo Ecoponto na zona norte para combater a dengue, após falhas em dois outros pontos de descarte de resíduos.

| Prefeitura planeja instalar novo Ecoponto na zona norte para combater a dengue, após falhas em dois outros pontos de descarte de resíduos. |

Prefeitura planeja instalar novo Ecoponto na zona norte para combater a dengue, após falhas em dois outros pontos de descarte de resíduos.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Prefeitura planeja instalar novo Ecoponto na zona norte para combater a dengue, após falhas em dois outros pontos de descarte de resíduos.

A Prefeitura de Presidente Prudente, localizada em São Paulo, anunciou a construção de um novo Ecoponto no Residencial Tapajós. Essa ação faz parte do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. A decisão foi tomada durante uma reunião envolvendo representantes dos poderes Executivo e Legislativo, secretários e membros do Comitê da Dengue e do Conselho Municipal de Saúde.

No encontro, também foi discutida a reabertura de outros dois Ecopontos que estão passando por reestruturação. Atualmente, apenas o Ecoponto do Jardim Sabará está funcionando plenamente. A unidade do Residencial Bongiovani está passando por melhorias para garantir maior segurança, enquanto o Ecoponto do Jardim Cambuci está passando por limpeza, mas tem sofrido com vandalismo e descarte irregular de resíduos.

A reunião também definiu estratégias e ações de combate à dengue para o início deste ano, visto que o verão é um período propício para o aumento de casos. No ano passado, Presidente Prudente registrou um alto número de casos, com 36.196 casos e 24 mortes por dengue.

Entre as estratégias discutidas, estão mutirões para a limpeza de resíduos em locais inadequados, além da aplicação da lei complementar que permite a aplicação de multas para proprietários que desrespeitarem as obrigações relacionadas à limpeza de imóveis, fechamento de terrenos e construção de calçadas.

Também foi acordada a realização de ações nas escolas estaduais em parceria com o Comitê, visando conscientizar os alunos sobre a importância do combate à dengue, por meio de campanhas informativas. Em casos necessários, o Ministério Público será envolvido para garantir a aplicação das penalidades.

O prefeito Ed Thomas ressaltou que é dever do poder público agir, mas enfatizou a importância da colaboração dos moradores para evitar a repetição do cenário de 2023. Ele destacou que o descarte inadequado de lixo comum, como sacolas, plásticos e latas, é algo que pode ser facilmente evitado, uma vez que a coleta de lixo acontece em todos os bairros da cidade.

O prefeito concluiu dizendo que é fundamental que todos se unam para diminuir o número de casos e, se possível, evitar mortes relacionadas à dengue em 2024.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes