Notícias | “Previsão de chuvas acima da média para Santarém no início de 2024, segundo especialista em clima”

| “Previsão de chuvas acima da média para Santarém no início de 2024, segundo especialista em clima” |

“Previsão de chuvas acima da média para Santarém no início de 2024, segundo especialista em clima”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“Previsão de chuvas acima da média para Santarém no início de 2024, segundo especialista em clima”

De acordo com informações de Lucas Vaz, as chuvas que tiveram início na noite de sexta-feira devem continuar intensas até a tarde de domingo no oeste do Pará. Este fenômeno é parte do período conhecido como “inverno amazônico”, que traz chuvas mais fortes para a região.

O meteorologista e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) comentou em uma entrevista para a TV local sobre as previsões climáticas para os próximos meses. Segundo Lucas Vaz, com o término do El Niño, espera-se um aumento das precipitações, podendo chegar a 56 milímetros em um curto espaço de tempo.

Para o primeiro trimestre de 2024, janeiro, fevereiro e março, a previsão é de chuvas mais intensas, podendo alcançar até 800 milímetros. Lucas Vaz explicou que esse aumento acima do normal se dá devido ao início do La Niña, que continuará influenciando o clima até setembro ou outubro.

O especialista ressaltou que o auge das precipitações deve ocorrer em março e abril, e que as chuvas acima da média são esperadas devido à transição para o La Niña, deixando o período de chuvas mais intenso na região.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes