Previsão indica chuva e temperaturas elevadas em RO durante o mês de janeiro

Compartilhe:
Previsão indica chuva e temperaturas elevadas em RO durante o mês de janeiro
No próximo mês de janeiro, espera-se que o fenômeno do El Niño atinja seu ápice, resultando em temperaturas elevadas e chuvas intensas. Prevê-se um verão mais quente comparado ao do ano anterior. Rondônia, Acre e Amazonas serão afetados por esse calor, com temperaturas acima da média e possível ocorrência de ondas de calor prolongadas.
A seca também será uma característica desse período, com a chuva abaixo do normal para o mês. O nível do rio Madeira, o principal rio da região, encerrou o ano em queda, aproximando-se do menor registro histórico para essa época em Porto Velho. Nos primeiros dias do ano, o nível voltou a subir, mas ainda permanece abaixo do nível de alerta para enchentes.
De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na primeira semana de janeiro, espera-se que a temperatura alcance 32°C em Cacoal, 33°C em Porto Velho e Ji-Paraná, e 34°C em Ariquemes. A umidade relativa do ar variará entre 60% e 90%.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que nas próximas duas semanas o nível do rio Madeira aumente devido às chuvas esperadas para o período, porém, ainda deverá permanecer abaixo do limite de alerta para enchentes.