“Primeiro-ministro sul-coreano renuncia ao cargo após derrota do partido governista nas eleições parlamentares”
Compartilhe:
“Primeiro-ministro sul-coreano renuncia ao cargo após derrota do partido governista nas eleições parlamentares”
Os partidos liberais se aproximaram de conquistar a maioria das cadeiras no Parlamento sul-coreano, chegando perto de 200 das 300 disponíveis. Esse resultado é considerado um sinal negativo para o presidente Yoon Suk-yeol, que tem visto sua popularidade em declínio.
O primeiro-ministro Han Duck-soo e seus assessores colocaram seus cargos à disposição após o partido governista perder as eleições parlamentares. A renúncia do primeiro-ministro dependerá de uma decisão do presidente Yoon Suk-yeol.
Os partidos liberais de oposição superaram o partido conservador governista, embora não tenham alcançado as 200 cadeiras necessárias para a maioria absoluta no Parlamento. O Partido do Poder Popular (PPP), liderado pelo presidente atual, conquistou pouco mais de 100 cadeiras, enquanto o Partido Democrático de oposição elegeu mais de 170 deputados.
Analistas interpretaram o resultado das eleições como um referendo sobre o governo de Yoon Suk-yeol, que tem enfrentado queda na popularidade devido a escândalos de corrupção e ao aumento do custo de vida, influenciando a escolha dos eleitores.
Após a derrota, o líder do partido governista renunciou, e o presidente Yoon prometeu mudanças no governo. O mandato de Yoon vai até 2027, e ele afirmou: “Honrarei humildemente a vontade do povo refletida nas eleições gerais, reformarei os assuntos do Estado e me esforçarei para estabilizar a economia e o bem-estar dos cidadãos.”