Programa de vacinação em Curitiba garante doses adicionais da vacina contra Covid-19 para públicos prioritários; saiba mais sobre o reforço semestral e anual.
Compartilhe:
Programa de vacinação em Curitiba garante doses adicionais da vacina contra Covid-19 para públicos prioritários; saiba mais sobre o reforço semestral e anual.
O Ministério da Saúde determinou uma nova estratégia de vacinação contra a Covid-19. De acordo com as novas diretrizes, certos grupos devem receber uma dose de reforço da vacina a cada seis meses ou a cada ano.
Os grupos prioritários para receber a dose de reforço a cada seis meses são: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias) e imunocomprometidos com cinco anos ou mais.
Já os grupos prioritários para a dose de reforço anual incluem: trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.
Para receber a dose de reforço, é necessário se enquadrar em um dos grupos prioritários e respeitar um intervalo de seis meses desde a aplicação da última dose da vacina contra a Covid-19. Porém, a dose anual não exige a existência de um esquema prévio de vacinação.
As pessoas que não pertencem aos grupos prioritários e que ainda não completaram o esquema vacinal com duas doses podem buscar uma Unidade de Saúde para se vacinar conforme a recomendação do Ministério da Saúde.
Os planos de vacinação também abrangem crianças, uma vez que a vacinação contra a Covid-19 agora é parte do Calendário Básico de Vacinação Infantil. Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem iniciar ou completar o esquema de vacinação, que consiste em três doses da vacina anticovid com intervalos diferentes.