Notícias | Promoção de inclusão e conscientização ocorre no setor de fogos de artifício

| Promoção de inclusão e conscientização ocorre no setor de fogos de artifício |

Promoção de inclusão e conscientização ocorre no setor de fogos de artifício


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Promoção de inclusão e conscientização ocorre no setor de fogos de artifício

Um setor da indústria de fogos de artifício está promovendo uma campanha de inclusão e conscientização em parceria com entidades que representam pessoas com autismo e deficiências. A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão da Autismo Tupã e PCDs, da cidade de Tupã, em São Paulo.

A AME Pirotecnia, responsável pela campanha, doou mais de 2 mil abafadores auriculares e cartilhas informativas e preventivas para os membros da organização. A ação foi tão bem sucedida que a AME decidiu ampliá-la e já realizou doações também em Minas Gerais e em Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Amigos de Autistas de Florianópolis (AMA).

Além dos abafadores auriculares, a AME desenvolveu uma cartilha com dicas para autistas e pessoas com sensibilidade sensorial lidarem com diversos tipos de barulho do dia a dia. O plano agora é expandir a iniciativa em 2024.

O presidente da AME, Magnaldo Geraldo Filho, ressalta que a intenção é mostrar que os problemas relacionados aos fogos de artifício podem ser evitados com bom uso e previsibilidade. Ele afirma que em outros países há uma postura mais racional sobre o assunto, e que é possível conciliar o respeito ao direito de todos com a tradição cultural e a experiência de apreciar fogos de artifício.

A AME Pirotecnia foi criada com o objetivo de divulgar a qualidade dos produtos pirotécnicos e a seriedade da indústria brasileira nesse setor. A organização utiliza suas redes sociais para promover a tradição cultural dos fogos de artifício e mostrar uma visão mais inclusiva.

O setor de fogos de artifício está aquecido com o aumento das vendas no mercado interno e com a intensificação das exportações para os Estados Unidos. O mercado americano é o maior importador mundial de fogos de artifício, e as exportações brasileiras para esse país têm crescido significativamente. O setor gera empregos e renda para o Brasil e tem obtido um desempenho econômico positivo nos últimos anos.

O Brasil está ganhando destaque no mercado internacional de fogos de artifício, ampliando suas exportações para os Estados Unidos. O Arranjo Produtivo Local recebeu técnicos americanos para avaliar a qualidade dos produtos, o que resultou no envio dos primeiros lotes para os EUA no segundo semestre de 2023. Esse avanço fortalece a posição do polo industrial brasileiro em meio à influência dos fogos de artifício produzidos na China, que dominam mais de 80% do mercado global.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o setor pirotécnico brasileiro exportou mais de R$ 31,7 milhões em 2020. Os principais destinos foram o Chile, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos e Argentina. O mercado de fogos de artifício no Brasil movimenta entre R$ 328 milhões a R$ 401 milhões, incluindo a produção e serviços como shows pirotécnicos. No polo produtivo, são gerados mais de 2 mil empregos diretos, chegando a mais de 4 mil empregos quando considerados outros setores da cadeia produtiva.

O Serviço Nacional da Indústria (SENAI) mantém em Santo Antônio do Monte o único centro tecnológico da América Latina especializado em fogos de artifício. Esse laboratório se dedica há mais de 10 anos a melhorar a qualidade das matérias-primas, a segurança dos processos e a produtividade da indústria. O SENAI também é responsável pela certificação dos produtos controlados no polo produtivo, garantindo a qualidade e conformidade.

A AME Pirotecnia, associação do setor, busca conscientizar a sociedade sobre a importância desse mercado e sua seriedade. Através de sua página oficial no Instagram, a entidade divulga o potencial cultural e econômico da pirotecnia. Além disso, a AME tem um compromisso com a inclusão social e recebe contatos de organizações voltadas para o espectro autista interessadas na campanha de doação de protetores auriculares.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes