Quem serão os promovidos ao Grupo Especial: resultado da apuração da Série Ouro será transmitido pelo g1 nesta quarta-feira.
Compartilhe:
Quem serão os promovidos ao Grupo Especial: resultado da apuração da Série Ouro será transmitido pelo g1 nesta quarta-feira.
O regulamento da Série Ouro do Carnaval é semelhante ao do Grupo Especial. Cada quesito é avaliado com 4 notas, sendo que a menor é descartada. Os jurados podem dar notas entre 9 e 10, fracionadas em décimos, e devem justificar se não atribuírem a nota máxima. A ordem dos quesitos é definida por sorteio, com o último sendo o critério de desempate. Em caso de empate, um sorteio será realizado, já que apenas uma escola poderá subir para o Grupo Especial. As duas escolas com a pior pontuação descem para a Série Prata. Os 36 jurados foram divididos em 3 módulos, com comissões de frente e casais de mestre-sala e porta-bandeira se apresentando em todas as cabines. Cada quesito tem subquesitos específicos para avaliação, como concepção e realização para alegorias e adereços, e manutenção regular e criatividade para a bateria. A comissão de frente é avaliada pela capacidade de impactar o público na indumentária e sincronia na apresentação. O enredo é avaliado tanto em concepção, com argumento e desenvolvimento, quanto em realização, com adaptação na apresentação e criatividade. A evolução é avaliada pela fluência e coesão do desfile, com punção para escolas que deixarem buracos ou misturarem alas. As fantasias são avaliadas pela adequação ao enredo em concepção, e pela impressão causada em realização, com punição para desfilantes com roupas incompletas. A harmonia é avaliada pelo entrosamento entre ritmo e canto, com punição para membros que não cantarem. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira são avaliados pela roupa, bailado e harmonia.
O post aborda a importância do casal responsável por proteger a bandeira na avenida durante o desfile de uma escola de samba. É destacado que o casal terá pontos negativos caso deixe a bandeira enrolar ou perca parte da fantasia durante o desfile.
O samba-enredo é analisado em relação à letra, sua adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza, bom gosto e a capacidade de adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Já a melodia é avaliada em suas características rítmicas, riqueza, beleza e bom gosto, além de sua capacidade em facilitar o canto e a dança dos desfilantes.