Reintrodução de onças-pintadas do Pantanal contribui para repovoamento de espécie ameaçada na Argentina

Compartilhe:
Reintrodução de onças-pintadas do Pantanal contribui para repovoamento de espécie ameaçada na Argentina
Um macho adulto de onça-pintada chamado Jatobazinho está vivendo há mais de um ano no Parque Nacional de Iberá, na Argentina. O parque é conhecido por ser um importante centro de reintegração dessa espécie ameaçada. O animal nasceu no Pantanal de Mato Grosso do Sul e foi resgatado quando era filhote, muito debilitado, pesando apenas metade do peso ideal.
Após anos de recuperação em um centro de reabilitação em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e treinamento no centro de treinamento do Onçafari, em Miranda, o Jatobazinho foi levado para a Argentina em 2022. Essa iniciativa faz parte de um programa das Nações Unidas para aumentar a população de onças-pintadas na região, que estão em perigo crítico de extinção.
O objetivo desse programa é evitar a consanguinidade entre os animais e aumentar a diversidade genética da população. Com a chegada do Jatobazinho ao parque argentino, ele conseguiu dominar várias fêmeas e já teve treze filhotes, desempenhando um papel importante na mudança do destino da espécie na região.
A trajetória de vida desse felino mostra como ele passou de um animal debilitado a um exemplar forte e saudável, capaz de deixar descendência. Além disso, seu cruzamento com fêmeas nativas contribui para a adaptação genética dos filhotes ao habitat local.