Renovação de casarão centenário transforma-o em centro cultural na cidade de Santos

Compartilhe:
Renovação de casarão centenário transforma-o em centro cultural na cidade de Santos
Um casarão construído em 1900 em Santos, no litoral de São Paulo, foi restaurado e se transformou na ‘Casa da Santiscidade’. Com uma área de 1.900 metros quadrados, o imóvel conta com 21 cômodos, jardim, pomar, fonte e edícula. Originalmente construída para hospedar funcionários do alto escalão da Companhia de Docas, a propriedade agora será dedicada à cultura santista.
O processo de restauração do casarão durou quatro anos e foi conduzido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), com curadoria do escritor Flávio Viegas Amoreira. Sob o nome de ‘Santisticidade’, o objetivo da Casa é promover a arte local e estimular a cultura santista, além de incentivar a reflexão sobre a alma e o espírito da cidade.
O contrato de aluguel do imóvel foi assinado pelo prefeito Rogério Santos, e a Casa da Santisticidade tem previsão de começar a funcionar em março. A proposta é que o espaço seja multicultural, multifuncional e multidisciplinar, com atividades socioeducativas, saraus e até mesmo oficinas de restauro de documentos.
Os recursos arrecadados através do Baile da Cidade, realizado em comemoração ao aniversário de Santos, serão destinados para a realização dos cursos oferecidos pela Casa. A inauguração do casarão contará com uma exposição em homenagem ao poeta santista Vicente de Carvalho, relembrando sua trajetória, lutas políticas e seu valor literário para a cidade.