Rios do Amazonas enfrentam perigo de embarcações devido à presença de troncos de árvores pós-seca no Rio Madeira

Compartilhe:
Rios do Amazonas enfrentam perigo de embarcações devido à presença de troncos de árvores pós-seca no Rio Madeira
No ano de 2023, a seca histórica afetou gravemente o Rio Madeira, chegando a faltar água em alguns trechos, o que resultou em bancos de areia e pedras, causando problemas para as viagens na região. A situação ficou tão crítica que a Marinha do Brasil proibiu as viagens noturnas na área. Os barqueiros tiveram prejuízos devido à diminuição das viagens e altos custos de combustível.
Atualmente, o nível do Rio Madeira está mais baixo do que no mesmo período do ano anterior, registrando 15,11 metros. No entanto, a alta das águas após a secagem traz alívio para os viajantes, tornando as viagens mais rápidas. Porém, é preciso ter cuidado com os troncos de árvores que descem o rio, representando riscos para aqueles que navegam na região.
A Marinha do Brasil permitiu novamente as viagens noturnas, mas é recomendado que os práticos fiquem atentos aos troncos ao longo do rio. Essas toras de madeira podem causar danos nas embarcações e a substituição de peças pode ser demorada. O contexto atual é de vigilância constante para evitar acidentes.
Essas informações são baseadas em um relato de Gilmar Barbosa, proprietário de uma embarcação, e Raimundo Leite, prático de embarcação. Ambos destacam os desafios enfrentados pelos navegadores na região do Rio Madeira.