Notícias | “Saiba como utilizar a sua nota do Enem 2023: resultado será divulgado na terça-feira”

| “Saiba como utilizar a sua nota do Enem 2023: resultado será divulgado na terça-feira” |

“Saiba como utilizar a sua nota do Enem 2023: resultado será divulgado na terça-feira”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“Saiba como utilizar a sua nota do Enem 2023: resultado será divulgado na terça-feira”

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil. Os participantes têm a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, além de poderem buscar financiamento e bolsas de estudo com base nas notas obtidas nas provas.

O Enem é aplicado em duas datas: a versão regular ocorre nos dias 5 e 12 de novembro, e a versão para pessoas privadas de liberdade (PPL) e reaplicação ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro.

Além do Brasil, as notas do Enem são aceitas em diversas instituições de ensino superior em Portugal. São aproximadamente 29 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, que utilizam o Enem como parte de seus processos de admissão. Cada instituição estabelece seus próprios regulamentos e prazos, assim como possíveis benefícios estudantis.

Algumas das instituições de ensino superior em Portugal que aceitam o Enem são: Instituto Universitário de Lisboa, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Universidade Autónoma de Lisboa, Instituto Politécnico da Lusofonia, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Instituto Superior de Gestão, Instituto Superior D. Dinis Isdom, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Instituto Português de Administração de Marketing, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Português de Administração e Marketing – Porto, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Viseu, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, e Escola Superior Artística do Porto.

Além de Portugal, algumas universidades dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também aceitam a nota do Enem como critério de admissão, embora possam haver outros requisitos a serem cumpridos, como exames de proficiência e comprovação de conclusão do ensino médio.

No Brasil, o governo federal possui três programas nacionais que utilizam as notas do Enem para ingresso no ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para universidades públicas. A partir de 2024, o programa terá apenas uma edição anual.

Além disso, existem programas de concessão de bolsas em instituições privadas e financiamento de cursos em faculdades particulares baseados nas notas do Enem.

Em suma, o Enem é uma importante porta de entrada para o ensino superior no Brasil, oferecendo oportunidades de admissão em diversas instituições tanto nacional quanto internacionalmente.

Ao buscar por uma instituição de ensino superior, é necessário estar atento aos requisitos e processos seletivos. Uma opção é concorrer através do Enem 2023, onde é preciso obter nota acima de zero na redação. As inscrições para esse programa ocorrem entre 22 e 25 de janeiro. Durante este período, o candidato pode escolher até duas opções de cursos e/ou instituições, podendo alterá-las de acordo com as notas de corte divulgadas diariamente. Vale ressaltar que existem vagas reservadas para cotistas, embora as regras possam variar entre as instituições.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra alternativa, no qual o Ministério da Educação oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas. Para participar, é necessário indicar até duas opções de cursos, selecionando a instituição e o turno desejados. Também é preciso acompanhar diariamente as notas parciais dos cursos escolhidos. É possível alterar as opções de escolha, sendo considerada válida apenas a última opção marcada durante o período de inscrições. Os requisitos incluem ter feito o Enem em uma das duas últimas edições, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos e ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular. O programa também oferece vagas para pessoas com deficiência e professores da rede pública. As bolsas podem ser integrais, em casos de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, ou parciais, cobrindo 50% da mensalidade para famílias com renda per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa governamental que auxilia estudantes a pagar suas mensalidades em universidades e faculdades privadas, com a condição de que o beneficiário quitará o financiamento após a conclusão do curso. O Fies cobre de 50% a 100% da mensalidade, dependendo da renda familiar do estudante, e os juros também são determinados de acordo com essa renda. Os requisitos para se inscrever incluem ter participado do Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos. É importante ressaltar que o Fies não garante o financiamento de 100% e que os estudantes, sem condições de pagar o valor restante, podem acabar se endividando.

No Brasil, diversas universidades privadas também utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos ou oferecem descontos nas mensalidades com base no desempenho do candidato nesse exame. As regras e datas podem variar entre as instituições.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes