Notícias | São Paulo tem o primeiro óbito por dengue em 2024 e o total de mortes no estado chega a seis

| São Paulo tem o primeiro óbito por dengue em 2024 e o total de mortes no estado chega a seis |

São Paulo tem o primeiro óbito por dengue em 2024 e o total de mortes no estado chega a seis


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



São Paulo tem o primeiro óbito por dengue em 2024 e o total de mortes no estado chega a seis

Durante o ano de 2024, algumas cidades do estado de São Paulo registraram mortes por dengue, incluindo Pindamonhangaba, Bebedouro, Guarulhos, Bauru e São Paulo. O número total de casos confirmados da doença no estado já ultrapassa 34.995, com mais de 31 mil casos em investigação. Os casos notificados chegam a mais de 102 mil, sendo que cerca de 36,3 mil foram descartados.

O aumento nos casos de dengue este ano pode ser atribuído à combinação de calor intenso e chuvas intensas, possivelmente relacionadas ao El Niño, e ao ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Epidemias de dengue ocorrem periodicamente e são favorecidas por temperaturas mais quentes e chuvas intensas, principalmente durante o verão. A vacinação contra a doença no Brasil teve início em fevereiro deste ano, com foco nos adolescentes de 10 a 14 anos, que são um dos grupos mais afetados pela dengue.

A vacina utilizada é a Qdenga, desenvolvida pela empresa japonesa Takeda Pharma. Ela foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e está sendo fornecida para cerca de 500 municípios em 16 estados brasileiros, incluindo cidades de alto risco de transmissão da dengue do tipo 2 e municípios próximos a essas áreas consideradas de risco.

A vacina contra a dengue é composta por vírus vivos atenuados e induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus. Ela é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Existem quatro sorotipos diferentes do vírus, todos capazes de causar diferentes formas da doença. Embora todos possam ser infectados, as pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, têm maior risco de desenvolver casos graves e complicações que podem levar à morte.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Nos casos mais graves, podem ocorrer dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. A dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, é mais comum em pessoas que já foram infectadas anteriormente.

É importante procurar atendimento médico ao apresentar os sintomas da dengue para diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, medidas de prevenção, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, são essenciais para evitar a propagação da doença. O mosquito Aedes aegypti pode utilizar desde grandes espaços, como caixas d’água e piscinas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de plantas, para depositar seus ovos.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes