Tartaruga marinha é liberada no oceano após ter nadadeira amputada e ser encontrada com plástico no litoral de São Paulo; assista ao vídeo.
Compartilhe:
Tartaruga marinha é liberada no oceano após ter nadadeira amputada e ser encontrada com plástico no litoral de São Paulo; assista ao vídeo.
Uma tartaruga-verde foi encontrada debilitada e com uma nadadeira amputada em uma praia de Cananéia, litoral de São Paulo. Após mais de três meses de tratamento, o animal foi devolvido ao seu habitat natural na Ilha do Cardoso. Durante o período de recuperação, a tartaruga expeliu plástico pelas fezes, evidenciando a gravidade da situação.
Após ser encontrada em agosto, a tartaruga foi encaminhada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRDAM) em Cananéia. Os veterinários constataram lesões, desidratação e uma nadadeira amputada. Durante o tratamento, a tartaruga passou por exames clínicos e laboratoriais, recebendo cuidados como hidratação, alimentação adequada e laserterapia para cicatrização de lesões.
No final de novembro, os exames indicaram que a tartaruga estava em bom estado de saúde, e ela foi solta na Ilha do Cardoso. Com o auxílio do Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec), o momento da soltura foi registrado em imagens que mostram o animal retornando à liberdade em seu ambiente natural.
Esse caso ressalta a importância de preservarmos o meio ambiente marinho e de nos conscientizarmos sobre o impacto do lixo plástico na vida marinha. A recuperação e soltura da tartaruga são um lembrete de que podemos fazer a diferença ao cuidar dos oceanos e garantir a sobrevivência de espécies tão preciosas como as tartarugas-verde.