Notícias | “Tentativa de atentado em voo saindo de Porto Velho é retratada em novo filme”

| “Tentativa de atentado em voo saindo de Porto Velho é retratada em novo filme” |

“Tentativa de atentado em voo saindo de Porto Velho é retratada em novo filme”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“Tentativa de atentado em voo saindo de Porto Velho é retratada em novo filme”

No dia 29 de setembro de 1988, um avião Boeing 737-300 operado pela extinta Viação Aérea São Paulo (Vasp) decolou de Porto Velho com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. No entanto, o voo teve escalas em Cuiabá, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte.

Após a última escala em Belo Horizonte, 60 pessoas embarcaram no avião. Porém, logo após a decolagem, um passageiro chamado Raimundo Nonato anunciou o sequestro da aeronave e ordenou que os pilotos mudassem a rota em direção a Brasília.

O sequestrador tinha como objetivo colidir o avião contra o Palácio do Planalto e acertar contas com o então presidente José Sarney. A motivação seria o descontentamento com as ações políticas adotadas pelo presidente e a instabilidade financeira da época.

Durante o sequestro, Raimundo matou o copiloto com um tiro na nuca. Passageiros e um comissário também ficaram feridos. No entanto, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva conseguiu evitar um desfecho trágico ao enganar o sequestrador sobre a visibilidade em Brasília e realizar manobras perigosas para desequilibrá-lo.

Após todas as tentativas, o piloto decidiu realizar uma queda em parafuso de nove mil metros para deter o sequestrador. Apesar disso, Raimundo acabou sobrevivendo e negociou com a polícia para obter uma aeronave menor para fugir. No entanto, durante a tentativa de fuga, ele foi baleado e faleceu posteriormente em um hospital em Goiânia.

O sequestro do voo 375 da Vasp foi um dos primeiros casos envolvendo sequestro de aviões no Brasil. Desde então, houve melhorias significativas na segurança da aviação, com a implementação de detectores de metais nos aeroportos, por exemplo.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes