Três estabelecimentos irregulares em Sorocaba são fechados durante a Operação Ferro-velho

Compartilhe:
Três estabelecimentos irregulares em Sorocaba são fechados durante a Operação Ferro-velho
Recentemente, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma operação para fiscalizar estabelecimentos na cidade. Com base em denúncias e informações de inteligência, foram constatadas irregularidades nos locais vistoriados.
Um ferro-velho na Vila Sorocaba foi notificado por falta de licença de operação, sendo obrigado a encerrar suas atividades. O mesmo ocorreu em outra localidade, no Jardim Tupinambá, onde o estabelecimento só poderá voltar a funcionar depois que o proprietário regularizar a situação.
No Parque São Bento, outro ferro-velho também precisou encerrar suas atividades. Além da falta de licença de operação, foi aplicada uma multa devido à ausência de sistema de monitoramento por câmera. A lei municipal especifica a obrigatoriedade desse tipo de equipamento nos estabelecimentos do ramo de depósito de sucata, ferros-velhos e desmanches.
A legislação local também determina que as imagens captadas pelas câmeras de segurança nos últimos 120 horas devem estar disponíveis para fins de fiscalização. O descumprimento pode resultar em multas que dobram em caso de reincidência. Além disso, os estabelecimentos do ramo estão limitados ao horário de funcionamento das 8h às 18h.
A operação realizada em 2023 fiscalizou 183 estabelecimentos em diferentes regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três tiveram suas atividades temporariamente interditadas, e um foi interditado definitivamente.
A escolha dos locais vistoriados é feita com base em denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais através de serviços de inteligência. A população pode entrar em contato para fazer denúncias através dos telefones 156 (Atendimento da Prefeitura), 153 (GCM), 190 (Polícia Militar) ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município.