Ucrânia acusa Rússia de roubar conexão Starlink em áreas sob ocupação
Compartilhe:
Ucrânia acusa Rússia de roubar conexão Starlink em áreas sob ocupação
Recentemente, houve relatos de que equipamentos de internet via satélite enviados à Ucrânia pela empresa de Elon Musk, a Starlink, estão sendo utilizados por tropas russas. A agência de inteligência ucraniana apontou que os dispositivos da Starlink foram enviados após a invasão russa para auxiliar na comunicação entre autoridades e locais de conflito, mas afirmou que não está claro como os equipamentos caíram em posse das forças russas.
De acordo com informações divulgadas, membros da 83ª Brigada de Assalto Aéreo da Rússia estão usando os terminais de internet via satélite da Starlink em disputas nas cidades ucranianas de Klishchiivka e Andriivka, na região de Donetsk. A Starlink declarou que não realiza negócios com o governo ou o exército russo e ressaltou que seus terminais não estão ativos na Rússia, não tendo nunca vendido os equipamentos em território russo.
A Starlink informou que, caso tenha conhecimento de que um dos seus terminais está sendo utilizado por uma parte sancionada ou não autorizada, irá investigar a reclamação e tomar as medidas necessárias para desativar o equipamento. Até o momento, não há detalhes sobre como os dispositivos da Starlink foram parar nas mãos das tropas russas, levantando questões sobre a segurança e controle desses equipamentos em zonas de conflito.