Ucrânia é acusada pela Rússia de ter causado a morte de 20 pessoas em um ataque na fronteira entre os dois países
Compartilhe:
Ucrânia é acusada pela Rússia de ter causado a morte de 20 pessoas em um ataque na fronteira entre os dois países
No último sábado (30), a cidade de Belgorod, na Rússia, sofreu o mais mortal ataque de Kiev desde o início da guerra, de acordo com o Kremlin. O ataque resultou em três crianças mortas e mais de cem pessoas feridas. A Ucrânia negou a participação no ataque. O exército ucraniano é acusado pelas autoridades russas de atacar construções civis e usar bombas de fragmentação, consideradas ilegais em mais de 100 países.
A Rússia retaliou, bombardeando a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, no mesmo dia. O governo local relatou que o ataque atingiu alvos civis e deixou pelo menos oito pessoas feridas. O incidente levou a Rússia a convocar uma reunião de emergência no conselho de segurança da ONU.
O embaixador russo acusou os Estados Unidos e a União Europeia de serem “cúmplices” do ataque ucraniano, enquanto o representante dos EUA responsabilizou o presidente russo, Vladimir Putin, pelas vidas perdidas na guerra, classificando-a como “sua guerra”. O representante ucraniano também culpou o governo russo pelo prolongamento do conflito, que está prestes a completar dois anos em fevereiro.
O representante brasileiro lamentou as mortes e apelou para que ambos os lados criem condições para um diálogo, a fim de acabar com o sofrimento causado pela guerra.