Ufopa abre processo seletivo especial para indígenas e quilombolas, com inscrições disponíveis.
Compartilhe:
Ufopa abre processo seletivo especial para indígenas e quilombolas, com inscrições disponíveis.
A Universidade Federal do Oeste do Pará está com inscrições abertas para processos seletivos especiais destinados a candidatos indígenas e quilombolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 deste mês, exclusivamente pela internet. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição.
Os processos seletivos são para cursos de licenciaturas e bacharelados interdisciplinares e profissionais oferecidos em diferentes campi. Há vagas disponíveis em Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A lista completa dos cursos pode ser encontrada no site da universidade.
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com a Comissão Permanente de Processos Seletivos e a Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola, são responsáveis pela seleção, aprovação e realização da matrícula dos candidatos.
O processo seletivo específico para candidatos indígenas será composto por uma prova de redação em língua portuguesa e uma entrevista. As provas serão realizadas presencialmente em diversas cidades. Já o processo seletivo para candidatos quilombolas será realizado por meio de prova objetiva e discursiva em uma data específica.
Essas iniciativas buscam promover a inclusão e a diversidade na educação superior, oferecendo oportunidades de acesso à universidade para grupos historicamente marginalizados. As vagas disponibilizadas visam beneficiar esses candidatos e contribuir para a formação acadêmica e profissional deles.